Teste empresarial piloto na área rural de gana visa a prevenção da malária e atende às necessidades dos consumidores de baixa renda.

Racine, Wisconsin -O Center for Sustainable Global Enterprise, centro da Cornell University para o desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis globalmente, e a SC Johnson anunciaram hoje o lançamento de um novo conceito de produto desenvolvido em parceria, com o qual esperam gerar um “WOW” dos consumidores das áreas rurais dos mercados em desenvolvimento. Anunciado recentemente na aldeia de Bobikuma, em Gana, o WOW™ é um clube formado por membros cujos produtos e serviços ajudam as donas de casa de baixa renda a cuidar ainda melhor de suas casas e famílias.

“A SC Johnson dedica-se a prevenir as doenças transmitidas por insetos e a criar soluções sustentáveis de negócios que ajudam a fortalecer as comunidades nos países em desenvolvimento”, disse Fisk Johnson, presidente do conselho e diretor executivo da SC Johnson. “O conceito WOW™ é uma tremenda oportunidade para exercer um impacto real na condição de vida das famílias dessas comunidades.”

O lançamento representa um marco fundamental de um projeto de três anos. Em 2010, fundos num total de 1 milhão de dólares foram dedicados ao projeto pela Fundação Bill & Melinda Gates e pelo SC Johnson Fund para criar um novo modelo de negócios que permita trazer repelentes e inseticidas da SC Johnson a famílias rurais de baixa renda de países em desenvolvimento. O objetivo dessa ação do empreendimento era reduzir a transmissão da malária, doença transmitida pelo mosquito que, segundo estimativas, provocou 655.000 mortes em 2010, principalmente entre crianças de populações em risco (1).

O conceito do clube WOW™ busca transformar uma função estressante, que é a de cuidar de uma casa e família, numa experiência cercada de afeto e união de um grupo. As afiliações ao clube WOW™, que são vendidas a grupos de sete donas-de-casa, incluem um conjunto de quatro produtos SC Johnson diferentes em formatos recarregáveis. O conjunto é composto de produtos de controle de insetos e produtos de limpeza para manter as casas limpas e frescas. Além dos produtos, a afiliação inclui sessões de orientação em grupo e transmissão das melhores práticas de cuidado das famílias. Os membros também recebem recompensas por sua lealdade a cada três meses consecutivos de afiliação.

“A oferta e o modelo de negócios WOW™ foram concebidos para lidar com dois desafios empresariais básicos que são típicos dos mercados de baixa renda”, disse o Dr. Erik Simanis, diretor geral da Market Creation Strategies em Cornell, organização que trabalhou com a SC Johnson no desenvolvimento do conceito WOW™. “O primeiro desafio é persuadir os consumidores a adotar rotinas e comportamentos muito novos associados aos produtos. O segundo é gerar as margens necessárias para sustentar um processo de vendas de alta intensidade para a aquisição e retenção dos clientes.”

O Center for Sustainable Global Enterprise e a SC Johnson têm um histórico de trabalho em conjunto sobre sustentabilidade, inclusive uma parceria prévia no Quênia para criar uma empresa de serviço a comunidades urbanas faveladas.

“O conceito WOW™ é um desdobramento muito interessante da nossa colaboração sem igual com a SC Johnson, que exemplifica nosso esforço contínuo no desenvolvimento de oportunidades de negócios competitivos e rentáveis que procuram dar soluções a problemas sociais e ambientais”, disse o Dr. Mark Milstein, diretor do Center for Sustainable Global Enterprise.

A SC Johnson é uma empresa de propriedade e gestão familiar dedicada à criação de produtos inovadores e de alta qualidade, à busca da excelência no local de trabalho e que assume um compromisso permanente quanto ao meio ambiente e às comunidades onde a empresa opera. Sediada nos EUA, a companhia é um dos maiores fabricantes mundiais de produtos de limpeza doméstica e armazenamento caseiro, controle da qualidade do ar, controle de pragas e cuidados e manutenção de calçados. A empresa comercializa marcas muito conhecidas tais como GLADE®, KIWI®, OFF!®, PLEDGE®, RAID®, SCRUBBING BUBBLES®, SHOUT®, WINDEX® e ZIPLOC® nos EUA e em outros países, sendo que as marcas comercializadas fora dos EUA incluem AUTAN®, TANA®, BAMA®, BAYGON®, BRISE®, KABIKILLER®, KLEAR®, MR. MUSCLE® e RIDSECT®. A companhia existe há 126 anos, gera 9 bilhões de dólares em vendas, emprega cerca de 13.000 pessoas no mundo inteiro e vende produtos em praticamente todo país do globo. |www.scjohnson.com.

Center for Sustainable Global Enterprise-O centro para o desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis globalmente (Center for Sustainable Global Enterprise) da Cornell University, que funciona na escola superior de administração de empresas da universidade (Samuel Curtis Johnson Graduate School of Management), procura alavancar o trabalho conjunto dos professores, pessoal administrativo e alunos para cooperar intimamente com líderes empresariais que buscam vantagens competitivas através de estratégias globais sustentáveis. Estamos entre as 10 maiores instituições reconhecidas internacionalmente como produtoras e fontes de conhecimento relevante que pode ser usado por administradores interessados em oportunidades inovadoras e rentáveis de negócios para enfrentar os desafios globais de sustentabilidade e ajudar a transformar os impactos das empresas privadas no mundo. O Centro oferece sua incomparável expertise e experiência na criação de mercados de consumo e desenvolvimento de novos negócios. Desde 2004, o Centro vem trabalhando em grande amplitude com várias companhias, ONGs e empresários para criar mercados e empresas que enfrentam uma série de questões básicas tais como saneamento, nutrição, acesso a fontes limpas de água e saúde. [http://www.johnson.cornell.edu/Center-for-Sustainable-Global-Enterprise.aspx ] PR Newswire.

Fonte: Portal Fator Brasil, 10/03/2012 – 09:26