Sucessão de franqueados

Com o amadurecimento das franquias no Brasil, cada vez mais redes enfrentam o desafio de coordenar a sucessão dos franqueados. Saiba como se preparar para esse momento

Delfino Golfeto, da Água Doce Cachaçaria

Delfino Golfeto, da Água Doce Cachaçaria: Troca de comando em seis franqueadas nos últimos cinco anos

São Paulo – Nas últimas duas décadas, os sócios Delfino Golfeto, de 60 anos, e Julio Bertuluci, de 35, fizeram de um pequeno restaurante de Tupã, no interior paulista, uma rede de franquias com mais de 109 unidades em 11 estados. Eles são donos da Água Doce Cachaçaria, que no ano passado faturou cerca de 120 milhões de reais.

Desde 2001, a empresa cresceu em média 15% ao ano. Nos últimos tempos, no entanto, os sócios perceberam uma ameaça à expansão. Franqueados mais antigos começaram a dar sinais de cansaço com as frequentes madrugadas de trabalho — seus restaurantes só fecham depois de o último cliente pedir a saideira e pagar a conta. “Alguns deles começaram a falar em deixar o negócio”, diz Golfeto.Desde 2005, seis unidades trocaram de dono. No sistema de franquias, é natural que surja um ou outro franqueado que queira passar o negócio adiante. O problema é esse movimento se transformar numa debandada — o que pode acontecer nas redes em que uma grande parte dos donos das unidades tenha planos de se aposentar no curto prazo, por exemplo.

“Uma troca de comando brusca nas unidades pode causar transtornos para os franqueadores, principalmente se eles não estiverem preparados para supervisionar toda a transição”, diz Marcelo Cherto, sócio da consultoria especializada em franquias Franchise Store, de São Paulo.

No caso da Água Doce, Golfeto começou a perceber um padrão. “Muitos de nossos franqueados passaram a falar em sair do negócio uns 15 anos após entrarem para a rede”, diz ele. “Isso significa que, como nossas primeiras unidades começaram a ser abertas há 19 anos, é alta a probabilidade de que muitos dos membros da rede estejam agora pensando em se aposentar.”

Fonte: Exame.com, 14/03/2012 05:55

Equipe de redação da Une Consultoria.

Quer receber conteúdo da Une Consultoria - Sucessão | Governança ?

Cadastre seu contato aqui!

Mais sobre o nosso blog

Comentários...